Como lidar com a baixa autoestima

O que é autoestima?

“é a qualidade que pertence ao indivíduo satisfeito com a sua identidade, ou seja, uma pessoa dotada de confiança e que valoriza a si mesmo.”

aut

O que é a baixa autoestima?

É a desvalorização de si mesmo, é a falta de amor com quem você é.

É a necessidade de sempre se enxergar melhor que outras pessoas, nunca aceitando que você pode ser melhor simplesmente sendo como é!

Sintomas frequentes de pessoas que não possuem autoestima são:

– necessidade: aprovação (reconhecimento e agradar)

– dependência (financeira e emocional)

– não acredita em si mesmo: insegurança/timidez

– não se permite errar, perfeccionista

– sentimento de não ser capaz de realizar nada

– não acredita em nada, em ninguém, porque na verdade, não acredita em si mesmo

– dúvidas constantes, duvida de seu próprio valor

– depressão

– ansiedade

– inveja

– medo

– raiva

– agressividade

– comodismo

– vergonha

– dificuldade em crescer profissionalmente

– sentimento de inferioridade

Não é pouca coisa, é um assunto sério, e se você apresenta alguns destes “sintomas” sugiro que continue a ler este post.

aut

Como lidar com a baixa autoestima?

aut

O primeiro, e o passo principal que deve ser tomado em direção á cura desse sofrimento que é a baixa autoestima é aceitar assumir o seu poder interno, tomar consciência de que você é capaz de superar as barreiras, por que NÃO, você NÃO é um ser inferior.

Pensar de forma racional é um bom modo para dar tal passo. Se você está lendo isso provavelmente você possui acesso a internet, e você sabia que ainda hoje no Brasil, aproximadamente 42% das pessoas não podem acessar ao “de cada dia”?

Se você está lendo este post é por que teve a grandiosa chance de aprender a ler, certo?

E você já ouviu falar que o Brasil é o 8º país com mais analfabetos adultos no mundo, tendo aproximadamente 12,9 milhões pessoas que não podem ler as postagens do “de cada dia” por não saberem? E olha que M-A-R-A-V-I-L-H-A, você não faz parte destes!
São inúmeros os exemplos…

1 -“Seja egoísta”:é bom fazer o bem, mas desde que isso não nos ponha para baixo, não procure estar sempre agradando alguém que não retribui e nem agradece. Procure fazer o bem aos mais necessitados, assim você também verá que a vida não é injusta com você.

aut
“Nunca tenha ingratidão de quem um dia já te fortaleceu”

2- Frase clichê *mimimi* *seja você mesmo* *mimimi*: não se rotule, você não é produto. Não se compare você é único, e por favor não tente copiar alguém, você não é uma maquina de xerox.

aut.gif

3 – A vida é importante, mas não há necessidade de ser levada tão á sério. Descontraia, e que seja da sua forma. Se gosta de cantar, cante, se gosta de dançar, dance, se gosta de doces, coma doces. Faça o que você goste, viva a vida melhor maneira: a sua maneira.

aut

4 – Não crie tantas expectativas: pois elas podem levar a frustrações. Não espere tanto das pessoas, sim, as vezes elas nos decepcionam, então faça por você mesmo, não viva de expectativas, e sim de momentos, não espere que a vida seja uma troca, aja de forma natural sempre.

aut

5 – Reconheça os seus sucessos: quando seu bolo sai inteirinho (sou uma ótima boleira, posso me especializar na área), quando pinta as unhas sem borrar (as manicures que me segurem), tirei uma foto estilo profissional (a fotografa). SONHE e invista nos seus sonhos, pequenas atividades “de cada dia” podem ser reconhecidas como grandes coisas, por que são grandes coisas!

6 – Alimente sua vida com experiencias atrativas: caminhe, leia, estude, cante, ore. Faça o que goste, algo que te atraia, que você se foque. E não dependa das pessoas pra isso, faça você, por você!Faça coisas interessantes para se sentir revigorada.

aut

7 – Aprenda a ver-se com os seus próprios olhos e não com os olhos dos outros, diga não ao tão idiota “padrão de beleza” não é o fato de alguém pensar algo negativo de você que vai o transformar em uma coisa negativa. O que os outros pensam é uma interpretação baseada nas suas propiás vivencias, e não nas suas.

7acf7af98d3046791d9b7f8c041c85d5

Dê menos importância aos defeitos do mundo exterior e aproveite essa energia para enriquecer o seu interior e a sua vida.

aut

“Se podes?”, disse Jesus. “Tudo é possível àquele que crê.” 
Marcos 9:23

Espero que eu possa ter ajudado um pouco!

É isso! Até mais! ♥

 

 

Deixe um comentário